07
out
07

Eleições do DCE – Resultado

As eleições acabaram e, como esperado, a chapa 1 venceu.

 

O resultado, que já era esperado, surpreendeu a partir do número de votos. Entretanto, ao contrário do que os próprios membros da chapa devem estar pensando, eu acredito que este se deva mais à conjuntura atual do que ao trabalho de mobilização dos próprios membros. E digo isso por que acredito que isso se dá mais como um reflexo do processo ACELERADO de desmonte da universidade praticado pelo Reitor. Dessa forma, nada mais natural do que esperar alguma reação, que se refletiu na participação nas eleições.

 

Segue abaixo os resultados:

 

Chapa 1

Cala Boca Já Morreu

PSOL, PSTU e ind.

1093 votos

Chapa 2

Reconstruir o DCE Pelos Estudantes

PCO e ind.

39 votos

Chapa 3

Movimento Poeira

PMDB e ind.

52 votos

Chapa 4

Coragem Para Mudar

PT, PC do B e ind.

31 votos

Brancos

 

 

8 votos

Nulos

 

 

26 votos

TOTAL

 

 

1249 votos

 

Para ilustrar essa idéia gostaria de remeter a dois períodos do movimento estudantil desse ano: A audiência Pública e as discussões sobre o Plano. Sem dúvida, o período no qual o movimento contou com a maior participação estudantil foi a Audiência Pública. Nessa época eu ainda era membro do coletivo. Entretanto me lembro muito bem de, em nenhum momento ninguém ter tido a mínima ousadia de afirmar que aquela participação era fruto da nossa mobilização até então. Prova disso é o fato de a assembléia posterior a audiência, chamada no fim da própria audiência, ter contado com uma pequena participação dos estudantes.

 

Por outro lado me lembro de uma reunião para discutir o Plano de Segurança ocorrido logo no começo deste ano, quando o Reitor começou a colocar o assunto novamente em pauta. Vale lembrar que, no ano passado, as discussões tinham sido basicamente conduzidas pelo próprio CA de Ciências Sociais, que findou esse ano. Nesta reunião me lembro muito bem de ter ouvido que a grande participação dos estudantes se devia ao trabalho de mobilização do coletivo. Eu discordei então e posteriormente as minhas suspeitas foram confirmadas a partir do momento em que nas reuniões posteriores o número de estudantes reduziu drasticamente.

 

Que isso fique claro: O esvaziamento posterior, na minha opinião, era evidência em favor da opinião de que o grande número de estudantes NÃO se devia ao trabalho de mobilização do coletivo. Tenho uma opinião contrária à do coletivo a respeito daquilo que chamam seu trabalho de mobilização. Na minha opinião, o núcleo duro do que hoje costumamos chamar de “Movimento Estudantil” é formado, basicamente, pelas mesmas pessoas que já participavam alguns meses atrás.

 

Para quem não sabe, o “Coletivo” é a principal força política por detrás da chapa 1 e do movimento, de forma que tiveram uma grande influência na decisão acerca da questão das eleições e todas as outras decisões tomadas recentemente, em nome do Movimento Estudantil. O nome é uma redução do nome completo “Estudantes em Movimento” que deu origem, por exemplo, ao que eles chamam “Jornal do Movimento Estudantil” (chamado “Em Movimento”). Qualquer semelhança NÃO É mera coincidência.

 

Para quem ainda não sabe, a composição da chapa 1 é a seguinte:

 

Presidente

Bruna Nunes da Costa Triana

Ciências Sociais

Vice-Presidente

Priscila Fernanda da Costa Garcia

Ciências Sociais

1º Secretário

Fabiano de Jesus

Educação Física

2º Secretário

Romário de Assis Hipólito Barros

Ciências Sociais

1º Tesoureiro

Hugo Yuichi Kitanishi

Ciências Sociais

2º Tesoureiro

Lucas Perucci

Biologia

Orador(a)

Flávia Bischain Rosa

Ciências Sociais

 

Frisando que apenas duas pessoas da chapa NÃO SÃO filiadas a partidos, que são o Lucas e o Romário. A Bruna, a Priscila e o Hugo são filiados ao P-SOL, a Flávia e o Fabiano são filiados ao PSTU.

3 Responses to “Eleições do DCE – Resultado”


  1. 1 vsimoes
    outubro 7, 2007 às 11:45 pm

    Ah sim, vale lembrar que a UEL está há quase dois anos sem DCE e que a última chapa foi exonerada do cargo devendo um montante na casa dos milhares de reais. A chapa anterior, que saiu do DCE sem realizar o processo eleitoral era formada pelo PT e pelo PC do B (através da UJS).

  2. 2 Bruna
    outubro 10, 2007 às 11:24 am

    Vinicius,
    eu, Bruna Triana, não sou filiada ao PSol, se você achou que eu fosse filiada só porque sou amiga das pessoa da UEL que são, podia me perguntar pra confirmar.
    Saudações estudantis.

  3. 3 vsimoes
    outubro 10, 2007 às 11:46 am

    Realmente, se você está afirmando eu não vou te desmentir. Entretanto eu já te vi frequentando as reuniões do núcleo de base, sem contar que você é diretamente ligada ao grupo das pessoas que são filiadas. A contar, Weslei, Hugo, Luciano e Beto. A Rebeca me falou que recebeu a ficha de filiação de uma de vocês duas (agora eu não me lembro qual). Portanto, pressuponho que seja a Priscila.

    Peço desculpas pelo engano formal mas, politicamente, sou da opinião de que você faz parte da base de apoio do partido. Sob este ponto de vista, não faria muita diferença.

    Saudações Revolucionárias


Deixe um comentário

